CÍRCULO DE ORAÇÃO: A FORÇA ESPIRITUAL DO GRUPO DE SENHORAS - TEMA PARA CONGRESSO E FESTIVIDADE DE IGREJA

CÍRCULO DE ORAÇÃO: A FORÇA ESPIRITUAL DO GRUPO DE SENHORAS

 

 O CÍRCULO DE ORAÇÃO

círculo de oração e seus objetivos

O círculo de oração é um departamento importantíssimo na igreja evangélica, isso porque seu principal propósito é manter a unidade espiritual de intercessão e adoração na igreja.


E qual o resultado se somarmos a unidade espiritual de intercessão e adoração junto com o estudo da Bíblia Sagrada? o resultado será o crescimento espiritual conforme as orientações bíblicas. Tudo de bom, não é mesmo?


O círculo de oração é uma das maiores forças espirituais na igreja. Na maioria das igrejas evangélicas existe o CÍRCULO DE ORAÇÃO, atividade que normalmente integra o departamento de senhoras.


Muito avanço se deve aos servos e servas que não medem esforços e estão sempre dispostos a despender parte de seu tempo para buscarem ao Senhor em oração.


Em alguns lugares parece haver um conceito de que determinadas atividades na igreja são “coisa” para mulheres, idosos e crianças, como o Círculo de Oração e a Escola Bíblica Dominical.


É um conceito falso e, sem dúvida alguma, o primeiro passo é buscar orientação divina. Jesus foi homem de ação e de muita oração, nos deixando o maior e melhor exemplo.


PROPÓSITO DO CÍRCULO DE ORAÇÃO

O propósito fundamental do Círculo de Oração é manter uma unidade espiritual de intercessão e adoração na igreja. Por meio da oração, o trono da graça é alcançado e muitas bênçãos são derramadas.


É a oração que mantém viva a chama do fogo pentecostal dentro da igreja. E, conforme já falamos acima, a oração, aliada ao conhecimento da Bíblia Sagrada produz crescimento profundo e condizente aos moldes bíblicos.


COLOSSENSES 1:9 e 10

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;


para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;”


LIDERANÇA DO CÍRCULO DE ORAÇÃO

A escolha da liderança do Círculo de Oração deve ser criteriosa e sob oração, pois sua função é de muita responsabilidade. Líderes que não possuem idoneidade suficiente para ocupar tal cargo vêm provocando muitos problemas no meio da igreja evangélica em nossos dias. 


Vou listar algumas características indispensáveis na liderança do círculo de oração:


  • deve ser membro da igreja;


  • deve ter recebido o batismo com o Espírito Santo;


  • ter convicção daquilo que crê, baseada em conhecimentos bíblicos;


  • ter amor e sede de conhecimento da Palavra de Deus: a Bíblia;


  • ser humilde diante de Deus e diante dos homens;


  • não ter atitudes precipitadas, impedindo assim a operação de Deus;


  • ter discernimento espiritual;



ATIVIDADES DO CÍRCULO DE ORAÇÃO

A reunião do Círculo de Oração inclui louvor a Deus, estudos bíblicos e doutrinários, períodos especiais de oração com objetivos definidos (campanhas). Visitar os doentes e necessitados é uma oportunidade para demonstrar amor e compaixão pelos outros e oferecer conforto e orações. O grupo das irmãs também pode e deve se empenhar no evangelismo.


E também o grupo de senhoras na igreja deve estar atenta para as data comemorativas e atividades sociais que celebram a comunhão e o amor cristãos, tais como os aniversariantes do grupo de irmãs (e também dos membros da igreja), nascimentos dos bebês dos membros da igreja, casamentos (dando suporte no que for preciso e tirando as dúvidas do casal de noivos).


Todas as reuniões da igreja devem ocorrer com o intuito de promover o crescimento espiritual de seus membros e visitantes.

Quanto à periodicidade das reuniões do grupo de círculo de oração, convém que se estabeleça uma agenda regular com reuniões semanais e também mensais:


REUNIÃO SEMANAL DO CÍRCULO DE ORAÇÃO:

Pode ser realizada em local e dia que melhor atenda as necessidades da igreja no geral. Quanto ao horário, se durante o dia ou à noite, designado pelo pastor, cada igreja estabelece o período ideal, conforme a agenda de atividades da igreja.


Uma alternativa é realizar duas reuniões do Círculo de Oração, uma durante o dia e outra à noite, se isto se mostrar viável e inclusivo. Além dessa reunião semanal, o grupo das senhoras pode ainda realizar, na semana da Santa Ceia um dia todo para jejum, oração e estudo da Palavra de Deus - uma oportunidade para toda a membresia e suas respectivas famílias participarem


REUNIÃO MENSAL DO CÍRCULO DE ORAÇÃO:

A necessidade de conhecer as atribuições para melhor desempenhar as diversa tarefas neste departamento das irmãs na igreja demanda que a liderança se reúna uma vez por mês para integração e planejamento, sabendo que disso depende o êxito do trabalho, além de glorificar o nome de Jesus, pois Sua obra deve ser realizada com qualidade.


(1ª Coríntios 14:16; Colossenses 3:23; Jeremias 48:10a)


Essa reunião deve incluir atribuição de tarefas, objetivando maior organização do trabalho, mais aproveitamento do tempo, a descoberta de talentos e a motivação que permite oferecer o melhor para o Senhor Jesus Cristo.


REUNIÃO ANUAL DO CÍRCULO DE ORAÇÃO: o congresso das irmãs

O grupo de senhoras da igreja completou mais um ano de vitória unidas na fé em Deus e no amor. Nada mais justo do que festejar o aniversário num grande evento na igreja. Normalmente o congresso do círculo de oração já faz parte do calendário oficial da igreja, o que torna “um pouco mais fácil” para ser realizado.


O alvo principal do congresso do círculo de oração é a glória de Deus, e, por consequência, vidas sendo salvas e se reconciliando com Deus, nosso Pai. Vidas sendo renovadas e o derramamento de dons do Espírito Santo é a “cereja do bolo”.


Esse grande culto do grupo de irmãs traz muitos benefícios para a igreja: pintura nova nas paredes, decoração para o congresso, faxina geral na igreja. Quem nunca se maravilhou ao entrar numa igreja toda adornada e preparada para o congresso das irmãs?


Enfatizo novamente: o alvo principal da festividade das senhoras deve ser a glória de Deus, e as vidas sendo salvas e se reconciliando com Deus. Se não tiver esse objetivo alcançado…então o evento produziu apenas canseira.


DETALHES PARA O CONGRESSO DO CÍRCULO DE ORAÇÃO:

  • TEMA: normalmente se escolhe um tema (versículo bíblico) que irá ser pregado durante os dias da festividade;


  • COR para ser usado nos uniformes das irmãs e também na decoração da igreja;


  • HINOS geralmente são escolhidos hinos referentes ao tema escolhido;


  • LEMBRANCINHAS são distribuídas para todos os que estão presentes na igreja;


  • CONFRATERNIZAÇÃO PÓS FESTIVIDADE deveria ser feito sempre. Um passeio depois do evento, ou uma saída com o grupo das irmãs para comemorar, mesmo que seja em outra data, proporciona a comunhão com um toque de descontração. Afinal, vocês merecem!



O QUE PREGAR EM CULTO DO CÍRCULO DE ORAÇÃO?

ENSINOS BÍBLICOS, com especial destaque para os dons do Espírito Santo. Um maior conhecimento bíblico evita o fanatismo e produz avivamento autêntico.


APLICAÇÃO PRÁTICA: todo cristão deve testemunhar com sua própria vida, além de falar de Jesus Cristo. Deve se dar o real valor para a manifestação do fruto do Espírito Santo.



Gostou deste artigo?

Visite o nosso canal no YouTube e confira muito mais estudos bíblicos super didáticos, fáceis de entender e repletos de ilustrações.


Gostou das fotos?

As imagens que utilizei para ilustrar essa postagem são fotos dos meus trabalhos. Confira neste link aqui as decorações para congresso que trabalho.

Gosta de se aprofundar mais?

Adquira este livro digital vai impactar a vida de toda mulher de todas as idades! COMPRE AGORA!!


A MULHER QUE AGRADA A DEUS


O livro foi projetado para toda a mulher que ama a Deus e quer amá-lo e servi-lo de forma ainda mais profunda entendendo o que de fato é uma mulher que agrada a Deus.

No final temos uma oração a favor das servas de Deus, dentre as quais algumas diante de muitos sofrimentos ainda assim tem procurado viver uma vida que agrade ao Senhor.

Saiba neste livro o que você deve fazer para agradar a Deus segundo as Escrituras, isso faz toda a diferença.

Essa leitura será transformadora para a sua vida!

ADQUIRA AGORA O SEU EXEMPLAR DIGITAL!